quinta-feira, 31 de março de 2011

PROJETO "RESSIGNIFICANDO A MATEMÁTICA": A colaboração de ex-alunos.

EX-ALUNOS SÃO CONVIDADOS À PARTICIPAREM DO PROJETO

Hoje temos uma grande novidade para apresentar. Em contato com a professora Davina na AC (Atividade Complementar) no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães esta manhã, conversando sobre o projeto a qual ela é idealizadora, me informou que tinha uma excelente novidade. Disse-me que conversou com a diretora, professora Normeide e com a coordenadora, professora Angelita, da possibilidade de inserir no projeto os ex-alunos do colégio. No início da conversa não entendi o que estava querendo explicar, mas a professora esclareceu: "Fui até a coordenação, para que comunicasse à direção, da minha ideia de envolver no projeto os ex-alunos. Como seria isso? Convidando-os a serem instrutores/colaboradores na docência do reforço proposto aos alunos em dificuldade de aprender matemática". Indaguei como seria o processo. A professora Davina expôs sua ideia: "Esses ex-alunos, agora universitários, retornariam ao colégio para prestar serviço colaborativo junto aos professores, ensinando os alunos atuais a melhorarem sua aprendizagem matemática. Como são alunos que cursaram todo o Ensino Médio no próprio colégio, têm uma credibilidade juntos aos atuais. Ajudaria bastante a esses alunos em dificuldade de aprendizagem".


A gestora, professora Normeide, avisa: "apoio totalmente a professora Davina". 

Confesso a vocês que é uma excelente ideia! Promover a volta desses alunos que passaram pelo colégio e agora são universitários ou não, melhoraria muito os dois lados: os ex-alunos apresentariam o seu conhecimento em crescimento e os alunos atuais, receberiam reforço complementar para que possam crescer também.
Isso sim que é trabalhar em processo colaborativo!

Parabéns para a professora Davina!!!

Por Roberval Leal.

domingo, 20 de março de 2011

Projeto "RESSIGNIFICANDO A MATEMÁTICA" - Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães/Juazeiro-BA

A presente reportagem, destaca um trabalho realizado no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na cidade de Juazeiro-BA.    Nos últimos cinco anos, foi constatado pelos professores de Matemática, uma queda na aprendizagem dos alunos.
O Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na cidade de Juazeiro-BA, onde apresenta uma estrutura arquitetônica bastante moderna, com capacidde de atender um quantitativo, nos três turnos, de quase 3.000 (três mil) alunos.
Neste colégio é desenvolvido o Ensino Médio.
Coordenadora do Projeto: "Ressignificando a Aprendizagem". A professora Josélia tem colaborado muito para a construção deste projeto dos professores de matemática:"RESSIGNIFICANDO A MATEMÁTICA",
A Secretaria de Educação do Estado, há uns dois anos implantou em sua rede o projeto de "Ressignificação da Aprendizagem", onde as disciplinas Matemática e Português deram o ponta pé inicial para a sua implantação. Atualmente, outras disciplinas também fazem parte deste projeto.
Equipe Gestora
                                     
A equipe gestora é composta pela Diretora (Profa. Normeide Carvalho), pelos Vices-diretores: Profº Marcos (Matutino), Profa Angelita (Vespertino) e Profº Sérgio Rêgo (Noturno)









 Os professores do Colégio Modelo, em iniciativa própria, resolveram criar um projeto complementar com base no projeto da Secretaria de Educação, que tem como título: "RESSIGNIFICANDO A MATEMÁTICA". Qual o objetivo desse projeto? Promover um "reforço" no ensino da matemática por ter sido identificado um número significativo de alunos com grande dificuldade de compreensão dos conteúdos básicos do Ensino Fundamental.

 
Professores de Matemática do Colégio: Profº Nunes, professora Davina (idealizadora do projeto), profº Rinaldo, profº Agostinho e professora Acácia.
Relata a professora Davina, que dá aulas para os alunos do 1º Ano do Ensino Médio no colégio e é a idealizadora deste projeto: "O que percebemos é um número elevado de alunos que não conseguem apreender os conteúdos ensinados no Ensino Médio porque apresentam dificuldades com assuntos estudados em séries anteriores". Em entrevista informal com a mesma, identificamos a angústia e apreensão da professora no seu processo de ensino-aprendizagem. Percebemos o quanto está preocupada com a falta de aprendizagem dos seus alunos.
Também conversamos com alguns alunos e com a coordenação do colégio para tentarmos entender e identificar o que está acontecendo.
Os alunos entrevistados foram bastante sinceros em dizer que sentem dificuldade sim, em aprender matemática, mas que a culpa não é do professor. É porque não se lembram mais do que foi estudado nas outras séries. A coordenação nos informou que os professores de matemática tem reclamado muito dos seus alunos, da falta de interesse e da aprendizagem dos mesmos. Ou seja, não foi diferente do que a professora Davina nos declarou....

Coordenadora do Turno Matutino


Aqui está apenas a primeira parte desta reportagem, pois daremos continuidade ao projeto do colégio, promovendo a filmagem e gravando os depoimentos dos nossos colabordores, para que possamos conhecer um pouco mais sobre as ideias da professora Davina, idealizadora do projeto, a coordenadora Angelita, parceira pedagógica, a professora Josélia, experiente em ressignificação e alguns dos alunos que participam ou pretendem participar deste projeto.

Até a próxima postagem...

À direita, Profº Roberval Leal, professor de matemática e Especializando em Mídias na Educação.

Aguardem!!!

Por Roberval Leal