A presente reportagem, destaca um trabalho realizado no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na cidade de Juazeiro-BA. Nos últimos cinco anos, foi constatado pelos professores de Matemática, uma queda na aprendizagem dos alunos.
Coordenadora do Projeto: "Ressignificando a Aprendizagem". A professora Josélia tem colaborado muito para a construção deste projeto dos professores de matemática:"RESSIGNIFICANDO A MATEMÁTICA", |
A equipe gestora é composta pela Diretora (Profa. Normeide Carvalho), pelos Vices-diretores: Profº Marcos (Matutino), Profa Angelita (Vespertino) e Profº Sérgio Rêgo (Noturno)
Os professores do Colégio Modelo, em iniciativa própria, resolveram criar um projeto complementar com base no projeto da Secretaria de Educação, que tem como título: "RESSIGNIFICANDO A MATEMÁTICA". Qual o objetivo desse projeto? Promover um "reforço" no ensino da matemática por ter sido identificado um número significativo de alunos com grande dificuldade de compreensão dos conteúdos básicos do Ensino Fundamental.
Professores de Matemática do Colégio: Profº Nunes, professora Davina (idealizadora do projeto), profº Rinaldo, profº Agostinho e professora Acácia. |
Relata a professora Davina, que dá aulas para os alunos do 1º Ano do Ensino Médio no colégio e é a idealizadora deste projeto: "O que percebemos é um número elevado de alunos que não conseguem apreender os conteúdos ensinados no Ensino Médio porque apresentam dificuldades com assuntos estudados em séries anteriores". Em entrevista informal com a mesma, identificamos a angústia e apreensão da professora no seu processo de ensino-aprendizagem. Percebemos o quanto está preocupada com a falta de aprendizagem dos seus alunos.
Também conversamos com alguns alunos e com a coordenação do colégio para tentarmos entender e identificar o que está acontecendo.
Os alunos entrevistados foram bastante sinceros em dizer que sentem dificuldade sim, em aprender matemática, mas que a culpa não é do professor. É porque não se lembram mais do que foi estudado nas outras séries. A coordenação nos informou que os professores de matemática tem reclamado muito dos seus alunos, da falta de interesse e da aprendizagem dos mesmos. Ou seja, não foi diferente do que a professora Davina nos declarou....
Os alunos entrevistados foram bastante sinceros em dizer que sentem dificuldade sim, em aprender matemática, mas que a culpa não é do professor. É porque não se lembram mais do que foi estudado nas outras séries. A coordenação nos informou que os professores de matemática tem reclamado muito dos seus alunos, da falta de interesse e da aprendizagem dos mesmos. Ou seja, não foi diferente do que a professora Davina nos declarou....
Aqui está apenas a primeira parte desta reportagem, pois daremos continuidade ao projeto do colégio, promovendo a filmagem e gravando os depoimentos dos nossos colabordores, para que possamos conhecer um pouco mais sobre as ideias da professora Davina, idealizadora do projeto, a coordenadora Angelita, parceira pedagógica, a professora Josélia, experiente em ressignificação e alguns dos alunos que participam ou pretendem participar deste projeto.
Até a próxima postagem...
Aguardem!!!
Por Roberval Leal
Nenhum comentário:
Postar um comentário