A presente reportagem, destaca um trabalho realizado no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na cidade de Juazeiro-BA. Nos últimos cinco anos, foi constatado pelos professores de Matemática, uma queda na aprendizagem dos alunos.
Coordenadora do Projeto: "Ressignificando a Aprendizagem". A professora Josélia tem colaborado muito para a construção deste projeto dos professores de matemática:"RESSIGNIFICANDO A MATEMÁTICA", |
A equipe gestora é composta pela Diretora (Profa. Normeide Carvalho), pelos Vices-diretores: Profº Marcos (Matutino), Profa Angelita (Vespertino) e Profº Sérgio Rêgo (Noturno)
Os professores do Colégio Modelo, em iniciativa própria, resolveram criar um projeto complementar com base no projeto da Secretaria de Educação, que tem como título: "RESSIGNIFICANDO A MATEMÁTICA". Qual o objetivo desse projeto? Promover um "reforço" no ensino da matemática por ter sido identificado um número significativo de alunos com grande dificuldade de compreensão dos conteúdos básicos do Ensino Fundamental.
![]() ![]() |
Professores de Matemática do Colégio: Profº Nunes, professora Davina (idealizadora do projeto), profº Rinaldo, profº Agostinho e professora Acácia. |
Relata a professora Davina, que dá aulas para os alunos do 1º Ano do Ensino Médio no colégio e é a idealizadora deste projeto: "O que percebemos é um número elevado de alunos que não conseguem apreender os conteúdos ensinados no Ensino Médio porque apresentam dificuldades com assuntos estudados em séries anteriores". Em entrevista informal com a mesma, identificamos a angústia e apreensão da professora no seu processo de ensino-aprendizagem. Percebemos o quanto está preocupada com a falta de aprendizagem dos seus alunos.
Também conversamos com alguns alunos e com a coordenação do colégio para tentarmos entender e identificar o que está acontecendo.
Os alunos entrevistados foram bastante sinceros em dizer que sentem dificuldade sim, em aprender matemática, mas que a culpa não é do professor. É porque não se lembram mais do que foi estudado nas outras séries. A coordenação nos informou que os professores de matemática tem reclamado muito dos seus alunos, da falta de interesse e da aprendizagem dos mesmos. Ou seja, não foi diferente do que a professora Davina nos declarou....
Os alunos entrevistados foram bastante sinceros em dizer que sentem dificuldade sim, em aprender matemática, mas que a culpa não é do professor. É porque não se lembram mais do que foi estudado nas outras séries. A coordenação nos informou que os professores de matemática tem reclamado muito dos seus alunos, da falta de interesse e da aprendizagem dos mesmos. Ou seja, não foi diferente do que a professora Davina nos declarou....
Aqui está apenas a primeira parte desta reportagem, pois daremos continuidade ao projeto do colégio, promovendo a filmagem e gravando os depoimentos dos nossos colabordores, para que possamos conhecer um pouco mais sobre as ideias da professora Davina, idealizadora do projeto, a coordenadora Angelita, parceira pedagógica, a professora Josélia, experiente em ressignificação e alguns dos alunos que participam ou pretendem participar deste projeto.
Até a próxima postagem...
Aguardem!!!
Por Roberval Leal
Nenhum comentário:
Postar um comentário